Sindalquim realiza oitava reunião ordinária

A diretoria do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Fabricação de Álcool Químicas e Farmacêuticas de São José do Rio Preto – SP e Região – Sindalquim – fez na manhã desta segunda-feira (29/08) mais uma reunião ordinária mensal do ano.  Vários assuntos foram debatidos entre os diretores, como a negociação do setor do álcool/etanol 2016/2017 e a audiência no Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, em Campinas, sobre o dissídio coletivo econômico ajuizado contra a empresa Usina Guarani Tanabi e a pauta do setor químico. 

Para o diretor Ilarin José Soares, o setor patronal criou uma crise para prejudicar os trabalhadores. “Essa crise que todos falam não chegou ao setor produtivo sucroalcooleiro e os mesmos estavam querendo tirar proveito”, afirmou o diretor. O Sindalquim conquistou neste ano a reposição da inflação de 9,83% para os trabalhadores do setor sucroalcooleiro da base. Para o presidente do Sindalquim, Almir Fagundes, o ano foi complicado, mas o Sindalquim conseguiu mais uma vez ser diferente através de assembleias e conscientização dos trabalhadores da categoria. O Sindalquim fechou o acordo salarial parcelado em no máximo duas vezes e conseguiu reajustes importantes nos tickets e PLR, dentre outros benefícios. 

Os diretores Cléber Antonio de Souza e Maristela Camilo falaram sobre a audiência realizada em Campinas e a conquista dos 9,83% de aumento salarial para os trabalhadores. Para Cléber, a decisão do Tribunal Regional do Trabalho mostra para o setor empresarial que a justiça prevaleceu. “Que essa decisão sirva de lição para negociações futuras”. “Foi uma conquista muito importante e que também beneficiou os trabalhadores pertencentes aos sindicatos dos químicos de  Ribeirão e de Guaíra, que juntaram os seus processos no nosso”, disse Maristela.

Na reunião, os diretores falaram ainda sobre a entrega dos brindes do Dia dos Pais e das camisetas para todos os trabalhadores da base. “Fomos muito bem recebidos em todas as empresas. Muitos trabalhadores esperam pelo brinde e quando chegamos fazem festa”, afirmou Erico dos Santos.  “Foi bem aceito por todos. Os brindes e as camisetas de ótima qualidade, todos elogiaram”, disse o diretor Eustáquio Joaquim de Santiago.

Também na reunião foi debatido o cadastramento de novos associados nas três categorias da entidade, a mesa redonda realizada no dia 24 deste no Ministério do Trabalho com a Usina Vale, de Onda Verde, a participação de trabalhadores da categoria no 5º Encontro Estadual da Cipa e Sesmt, da Fequimfar, em Praia Grande, e a sabatina realizada com os candidatos a prefeitura de Rio Preto, realizado pelo Movimento Sindical Unificado (MSU).   

Deixe um comentário