Usina Vale, como sempre, desrespeita trabalhador e sindicato mais uma vez

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Fabricação de Álcool Químicas e Farmacêuticas de São José do Rio Preto – SP e Região – Sindalquim – participou na manhã desta quarta-feira, dia 31 de agosto de 2016, da terceira mesa redonda, na Gerência Regional do Trabalho e Emprego, em Rio Preto, através dos seus diretores Almir Fagundes e Nilson Fagundes e da advogada do sindicato, Luciana Ramos de Freitas, com representante da Usina Vale, de Onda Verde, para tentar chegar num acordo sobre a negociação salarial do setor álcool/etanol de 2016/2017.  No encontro, a empresa ofereceu proposta de aumento salarial de 5% em 1º de setembro de 2016 e mais 5,4% em 1 de março de 2017, afirmaram ainda que não aceitariam o reajuste da PLR e também o aumento retroativo.

O Sindalquim descartou de imediato a proposta indecente e vergonhosa da empresa e concorda com o índice do reajuste medido pelo INPC/IBGE a partir de 1º de setembro de 2016. O índice da inflação de setembro de 2015 até agosto de 2016 está estimado em 9,70% e o mesmo percentual aplicado em todas as cláusulas econômicas e manter as demais cláusulas do acordo atual.  Diante da não realização do acordo, o Sindalquim notificou a empresa,  na ata da mesa redonda e também notificou a mesma na sede da empresa. A contar de 72 horas a partir da ciência desta, os trabalhadores entrarão em estado de greve, nos termos da lei 7.783/89.

O presidente do Sindalquim, Almir Fagundes, criticou a postura da empresa. “Infelizmente estão desrespeitando mais uma vez os trabalhadores.  Não queremos, mas se precisar vamos radicalizar”, afirmou Fagundes que já entrou em contato com a direção da Fequimfar (Federação dos Químicos), Força Sindical e Confederação Nacional dos Trabalhadores Químicos.