Dirigente do Sindalquim participa de curso da Fequimfar

O secretário geral do Sindalquim, Ilson Aparecido Martins, participa entre os dias 29 e 31 de agosto, na Colônia dos Químicos, em Praia Grande, do curso “Método da Árvore de Causas na Investigação e Análise de Acidentes do Trabalho”, promovido pela Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado de SP, por meio do Departamento de Saúde do Trabalhador, com o apoio da FUNDACENTRO.
“Acreditamos que esse curso é fundamental para dirigentes sindicais e coordenadores de departamentos de saúde do trabalhador de entidades sindicais e na posterior multiplicação para membros de CIPA e SESMT, porque contribui na composição de argumentações na análise de acidentes; na desconstrução do conceito de ato inseguro e da abordagem mono causal; na defesa das trabalhadoras e dos trabalhadores acidentados; na busca da eliminação de riscos e na prevenção de novos acidentes e agravos à saúde”, destaca João Scaboli, coordenador do departamento de saúde do trabalhador da FEQUIMFAR.

O curso é ministrado pelo professor Leônidas Ramos Pandaggis, Tecnologista Pleno da Fundacentro – Centro Técnico Nacional SP, e tem como objetivo de propiciar aos participantes a iniciação teórica e prática ao Método da Árvore de Causas, fornecendo elementos necessários a uma melhor compreensão do fenômeno acidente, de maneira que se tornem capazes de, na investigação e análise de acidentes do  trabalho, obter um número maior de informações sobre sua constituição, estrutura e natureza, condição imprescindível à formulação e adoção de medidas de prevenção eficazes.
O dirigente do Sindalquim comentou sobre o curso. “É um curso de altíssima importância, para a atuação do sindicato na prevenção de acidente no trabalho".