Secretário Geral do Sindalquim participa de Seminário na Fequimfar

O secretário geral do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Fabricação de Álcool, Químicas e Farmacêuticas de São José do Rio Preto e Região (Sindalquim), Ilson Martins, participou nesta terça-feira (17) ao lado de dirigentes de vários sindicatos, na sede da Fequimfar em São Paulo, do Café da Manhã dos Departamentos de Saúde do trabalhador, Mulheres e Relações Étnico-Raciais. A abertura do Seminário contou com a presença da Presidente da Fundacentro, Leonice da Paz. Os palestrantes Dr. Henrique Silveira – Diretor Presidente do Hospital de Câncer de Barretos, Wilson Ribeiro de Toledo Alves – Coordenador do Cerest-Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Bebedouro, Dra. Albertina Duarte – Mestre e Doutorado em Ginecologia pela USP e Coordenadora das Políticas Públicas para a Mulher do Estado de São Paulo e Sandra Cason – SES, Secretaria de Estado da Saúde / SP, área técnica da Saúde da Mulher, abordaram o tema “Fatores de Risco, Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer Ocupacional, Mamas e Próstata”, juntamente com os coordenadores dos departamentos da FEQUIMFAR, Francisco Quintino, Laura dos Santos e João Scaboli, respectivamente, de assuntos raciais, mulher e saúde.

No encontro, segundo Ilson, foi debatido o câncer nos ambientes do trabalho e a importância da sua prevenção. Também foi abordado os possíveis fatores de risco de câncer ocupacional e ambiental. O evento teve o objetivo de conceituar o que é câncer, sua relação com o trabalho e exposição ocupacional, os tipos de câncer, vigilância dos trabalhadores expostos e políticas públicas. “E muito importante os sindicatos participarem de eventos dessa natureza. Adquirindo conhecimento, podemos transmitir aos colegas da base”, afirmou Ilson.