Sindalquim fecha negociação com Usina Vale, de Onda Verde

Após realizar assembleia, a diretoria do Sindalquim fechou nesta semana a negociação com a Usina Vale, de Onda Verde, com aprovação de mais de 90% dos trabalhadores da unidade.  O Sindalquim conseguiu manter 100% do valor que era pago de horas “in itinere” e conseguir um reajuste de 3,64% no salário e PLR.  As horas “in itinere” foram extintas com a nova legislação trabalhista, mas o Sindalquim ao lado dos associados e com muita força conseguiu manter esse valor para os trabalhadores, que agora serão pagos como verba indenizatória.  O presidente do Sindalquim, João Pedro Filho, falou sobre a negociação.  “Foi uma vitória importante. A data base da Vale é diferente das demais, é de 1º de setembro. Negociamos por várias meses e conseguimos algo muito bom para os trabalhadores,  a manutenção do acordo anterior, e da hora in itinere. As horas in itinere representam cerca de 18% do salário dos trabalhadores.  Conseguimos manter. Quero agradecer os trabalhadores de Onda Verde pelo empenho e mobilização de todos.  Foi uma boa mobilização”.

João Pedro falou que os 30 anos de muita luta estão sendo mantidos. “A nova legislação, os novos comandante ainda não conseguiram nos bater, mas tudo isso porque o trabalhador está do nosso lado.  Só conseguimos manter os benefícios, porque em Onda verde temos quase 100% dos trabalhadores sindicalizados. Estão do nosso lado, do lado do trabalho, dos direitos. Precisamos permanecer unidos para seguir essa luta, em unidade, e só com um pensamento”.

O dirigente também comentou sobre a primeira rodada de negociação do setor químico, marcada para o próximo dia 10.  “O setor patronal vai entregar a proposta deles. Vamos receber e ir novamente pra base para passar aos trabalhadores“.