Sindalquim entrega pauta do álcool para todas empresas

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Fabricação de Álcool, Químicas e Farmacêuticas de Rio Preto e Região (Sindalquim) entregou ao setor patronal das usinas e destilarias de álcool e açúcar pertencentes à sua base territorial a pauta de reivindicações para o acordo coletivo de trabalho 2009/2010, nesta quinta-feira (23/04), na Delegacia Regional do Trabalho de Rio Preto-SP.

No Seminário de Negociação Coletiva do Setor, realizado em fevereiro deste ano, no Hotel Nacional, em Rio Preto, a Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado de São Paulo (Fequimfar), em conjunto com todos os sindicatos filiados, representantes da categoria no Estado de São Paulo, decidiu reivindicar a reposição da inflação relativa ao período de maio de 2008 a abril de 2009, mais 7% de aumento real.

Na mesa redonda realizada nesta quinta-feira (23/04/09), com os representantes das empresas, ficou garantida a data-base de 1º de maio. Ou seja, as partes agora estão em plena negociação. Constou ainda na ata da mesa redonda que as empresas se comprometeram a procurar o Sindicato a partir do dia 15 de maio de 2009 para apresentarem suas propostas.

Caso as empresas não procurem diretamente o Sindicato ou o Ministério do Trabalho, a entidade entrará em contato com os seus representantes legais das mesmas para o prosseguimento das negociações.

“Vamos aguardar a proposta do setor patronal agora. Só espero que seja decente. Não é porque estamos em rumores de crise que vamos deixar de representar os nossos associados, pois quando a situação estava ótima, as empresas não procuraram o Sindicato para oferecerem nada além aos seus colaboradores”, afirmou o presidente do Sindalquim, Almir Fagundes.

O Sindicato manterá os trabalhadores sempre informados através de boletins informativos e assembléias realizadas em todas as empresas. O Sindalquim não conseguirá bons resultados se não existir a união e mobilização de todos os companheiros, complementa Fagundes.