Cana-de-açúcar: boa alternativa agrícola e energética

Com os recentes problemas energéticos enfrentandos pelo Brasil – afundamento da plataforma P-36 da Petrobrás, as importações de petróleo, e a crise da energia elétrica – volta à tona a questão da independência energética do Brasil. Além da energia eólica e solar que devem ser cada vez mais adotadas no Brasil, na agricultura existe uma tecnologia barata e eficiente que está meio esquecida pelos nossos dirigentes, lideranças, técnicos e agricultores.

Trata-se da produção de álcool combustível a partir da cana-de-açúcar, utilizando um micro destilador ao alcance dos pequenos agricultores familiares brasileiros. A matéria a seguir explica o assunto e foi extraída e resumida de artigo na última revista Agropecuária Catarinense, editada pela Epagri de Santa Catarina.

A descapitalização na agricultura nos últimos anos, especialmente dos pequenos agricultores familiares, e o crescente e constante êxodo rural têm levado os órgãos de assistência técnica, extensão rural e pesquisa agropecuária governamentais a buscarem novas alternativas econômica, social e técnicamente viáveis para o setor primário nacional.

Uma destas alternativas, apesar de não ser uma proposta totalmente nova, é uma retomada de uma atividade que, com os devidos melhoramentos tecnológicos, está apresentando bons resultados e com boas perspectivas para os anos vindouros. Trata-se da produção de cana-de-açúcar e seu posterior processamento para obtenção de subprodutos como a aguardente, ou a popular cachaça, o açúcar mascavo, melado, rapadura e, mais ultimamente, a obtenção de álcool combustível.

Deixe um comentário