Sindalquim entrega reivindicações para usineiros

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Fabricação de Álcool, Químicas e Farmacêuticas de Rio Preto e Região (Sindalquim) entregou a pauta de reivindicações do setor sucroalcooleiro para 2009/2010 ontem na Delegacia Regional do Trabalho, com a presença de todos os representantes das usinas e destilarias pertencentes à base territorial da entidade.

A reposição da inflação relativa ao período de maio de 2008 a abril de 2009, mais 7% de aumento real e o piso salarial atualmente foi uma das reivindicações feitas pelo Sindalquim.

As negociações do acordo coletivo serão definidas a partir do dia 15 de maio, quando as empresas apresentarão suas propostas ao Sindalquim. Vamos aguardar a proposta do setor patronal agora. Só espero que seja decente afirmou o presidente do Sindalquim, Almir Fagundes.

O Sindalquim representa 77 municípios da região, e destes 17 têm usinas e destilarias. Hoje, o Sindicato tem em sua base em torno de 5 mil trabalhadores e no período de safra pode chegar até 6 mil. A região está entre as principais produtoras de álcool, açúcar e energia do Estado e do país.

Fonte: Jornal Bom Dia, em 24/04/2009