Usinas propõem 3% de reajuste para alcooleiros

Uma comissão formada por representantes de usinas e destilarias da região de Rio Preto apresentou ontem (03/06) proposta de reajuste salarial de 3%. Os patrões propõem ainda a redução das horas extras de 80% para 60% e do adicional noturno de 40% para 25%. A proposta foi apresentada aos representantes do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Fabricação de Álcool, Químicas e Farmacêuticas de Rio Preto e Região (Sindalquim). A data-base da categoria é 1º de maio. Os trabalhadores reivindicam a reposição das perdas inflacionárias entre maio de 2008 e abril deste ano, além de 7% de aumento real.

No ano passado, os cerca de 5 mil trabalhadores do setor conseguiram aumento de 7%. O reajuste corresponde ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), acumulado em 5,9% entre maio de 2007 e abril de 2008, e 1,1% de aumento real. De acordo com o presidente do Sindicato, Almir Aparecido Fagundes, a proposta patronal será levada aos traba lhadores. Na semana passada, os setor patronal havia apresentado proposta de redução das horas extras para 50%, redução do adicional noturno para 20% (como na CLT) e não haviam proposto reajuste.

Fonte: Diário da Região, por Gisele Bortoleto