Sindicatos de Rio Preto e região se unem pela redução da jornada de trabalho

A Força Sindical ao lado dos sindicatos filiados, entre eles o Sindalquim, realiza ato da manifestação nacional “Reduzir a Jornada é Gerar Emprego”, nesta sexta-feira, das 7 às 9 horas, em frente o Terminal Rodoviário, de Rio Preto. O objetivo do ato, que terá mais de 50 dirigentes sindicais é o de mostrar aos trabalhadores que reduzindo a jornada de trabalho de 44 horas para 40 horas, milhares de empregos serão criados.

Segundo o dirigente da Força Sindical, Norberto Marques Vieira, de São Paulo, que acompanha o ato em Rio Preto, será realizada uma mobilização em todos os estados brasileiros. “Vamos pressionar os deputados a votarem pela redução das horas trabalhadas, o que vai gerar muitos empregos. É uma luta antiga”, afirmou Vieira.

Sindicatos filiados realizam mobilização desde a semana passada na Câmara Federal pela aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC), de autoria do então deputado e hoje senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), que reduz de 44 horas para 40 horas a carga máxima de trabalho por semana. As centrais sindicais estiveram em audiência com várias lideranças parlamentares, a quem pediram apoio para a aprovação rápida da proposta. A intenção dos sindicalistas é garantir a votação da PEC na primeira ou na segunda semana de setembro. As ações de mobilização das centrais devem se estender aos estados. Está previsto para a esta sexta-feira (14) manifestações em todas as capitais pela aprovação da PEC.