Manifestação pela redução da jornada de trabalho em São José do Rio Preto/SP é um sucesso

Manifestação “Reduzir a Jornada é Gerar Emprego”, organizada pela Força Sindical e pelos sindicatos filiados, entre eles o Sindalquim, realizada nesta sexta-feira (14), em frente o Terminal Rodoviário, de Rio Preto, foi um sucesso. Mais de 50 dirigentes sindicais da região, em conjunto com o Sindalquim, participaram do ato que visou conscientizar os trabalhadores que reduzindo a jornada de trabalho de 44 horas para 40 horas, muitos empregos serão criados. “O Sindalquim e seus diretores sempre vão participar de atos que beneficiem os trabalhadores. É uma das nossas premissas”, afirmou o presidente do Sindalquim, Almir Aparecido Fagundes.

Do Sindalquim participaram da manifestação os diretores João Pedro Alves Filho, Manoel de Jesus Reina, Wagner Admilson Quedas e José Romanholo. O assessor da Força Sindical, Norberto Marques Viei ra, de São Paulo, que acompanhou o ato em Rio Preto, ficou contente com a recepção que teve dos rio-pretenses. “Muitas pessoas vieram saber detalhes, pedir orientação. É isso que estamos fazendo. Envolvendo os trabalhadores numa discussão que vai proporcionar melhorias e, o melhor, sem reduzir o salário de ninguém”, afirmou Vieira.

Sindicatos filiados realizam mobilização desde a semana passada na Câmara Federal pela aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC), de autoria do então deputado e hoje senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), que reduz de 44 horas para 40 horas a carga máxima de trabalho por semana. As centrais sindicais estiveram em audiência com várias lideranças parlamentares, a quem pediram apoio para a aprovação rápida da proposta. A intenção dos sindicalistas é garantir a votação da PEC na primeira ou na segunda semana de setembro.

E a redução da jornada de trabalho não é novidade. A Federaçã o dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado de São Paulo (Fequimfar) e os seus sindicatos filiados, entre eles o Sindalquim, conseguiram reduzir a jornada de trabalho para 40 horas semanais, que começa a valer a partir do dia 1º de setembro de 2010, para todos os trabalhadores das indústrias farmacêuticas do Estado de São Paulo.