Alta do açúcar não salva usinas, diz Unica

Apesar da elevação do preço do açúcar, o setor sucroalcooleiro continua a se queixar de problemas financeiros. O diretor técnico da Unica (associação de usinas), Antonio de Padua Rodrigues, afirma que boa parte dos lucros obtidos com a cultura será usada para pagar dívidas. A falta de caixa e de crédito e os baixos preços do álcool ainda prejudicam as usinas.

O açúcar vai ajudar as usinas, mas não resolve todos os problemas, afirma Rodrigues.

O motivo é que a maior parte da produção de cana é direcionada para o álcool, produto que acumula quedas nos preços.
A estimativa da Unica é que 43% da produção seja revertida para o açúcar neste ano, mais que os 39% de 2008. Isso proporcionará uma produção de 36 milhões de toneladas de açúcar neste ano – 5 milhões de toneladas mais que em 2008. A qualidade da cana e a capacidade de refino das usinas impedem uma produção maior.

Segundo os cálculos de Rodrigues, hoje o produçao de açúcar proporciona uma rentabilidade 65% maior que a de álcool para o mesma quantidade de cana. Para aumentar a capacidade de produção de açúcar, o setor precisaria investir em máquinas. Mas isso não está acontecendo, porque as usinas não têm crédito aprovado.
Rodrigues vê uma tendência de manutenção do atual nível de preços do açúcar até 2011 -R$ 46,11 a saca, segundo dados de ontem do Cepea. Há um déficit de açúcar no mundo que nenhum país pode suprir.
Com a perda de parte da produção de cana para o açúcar, a Unica espera uma alta no preço do álcool nos próximos meses.

Fonte: Folha de SP, em 21/08/2009

Deixe um comentário