Usinas aumentam moagem de cana

A União da Indústria da Cana-de-açúcar (Unica) registrou aumento de 12% na moagem de cana durante a primeira quinzena de agosto, com 40 milhões de toneladas, em relação à registrada na segunda quinzena de julho, quando foram processadas 35,7 milhões de toneladas. Os dados, divulgados pela Unica, foram levantados junto às unidades produtoras da Região Centro-Sul. No acumulado desde o início da safra 2009/10, a moagem no Centro-Sul alcançou 286,6 milhões de toneladas, apresentando um crescimento de 17,28% em relação ao mesmo período da safra anterior. Apesar do recorde na primeira metade de agosto, esse avanço da moagem deve ser comprometido pelas chuvas que ocorrem em boa parte da região produtora ao longo da segunda quinzena do mês. Assim, a retração da moagem, que na safra anterior foi observada na primeira quinzena de agosto, neste ano deverá ocorrer na segunda quinzena do mês, com uma redução esperada de 10 milhões de toneladas de cana.

A quantidade de produtos obtidos por tonelada de cana esmagada ainda continua baixa quando comparada a anos anteriores. Enquanto na primeira quinzena de agosto de 2008 foram obtidos 149,23 quilos de Açúcares Totais Recuperáveis (ATR), na primeira quinzena de agosto deste ano a quantidade obtida foi de 142,28 quilos, uma queda de 4,6%. No acumulado desde o início da safra, a qualidade da cana ficou em 129,63 quilos de ATR por tonelada, teor 2,65% menor que o mesmo período da safra anterior. As chuvas na segunda metade do mês também devem prejudicar o acúmulo de açúcar na planta.

Etanol e açúcar

A produção acumulada de etanol na atual safra, até 15 de agosto, é de 12,3 bilhões de litros, 8,4% superior ao acumulado no mesmo período da safra anterior. A produção na primeira quinzena de agosto atingiu 1,8 bilhão de litros, 14,47% superior ao total da mesma quinzena da safra anterior, que foi severamente prejudi cada pelas chuvas. Do total de cana processada desde o início da safra, 43,33% foi direcionada à produção de açúcar, resultando em um volume acumulado de 15,3 milhões de toneladas, 23,44% superior ao acumulado no mesmo período da safra anterior. Somente na primeira quinzena de agosto, o volume de açúcar produzido foi de 2,5 milhões de toneladas. As unidades mistas, que produzem açúcar e etanol, continuam priorizando a produção de açúcar em função dos preços mais remuneradores.

Das 23 novas unidades com início de atividades (primeira moagem) previsto para a safra 2009/2010 na Região Centro-Sul, 12 deverão estar operando até o final de agosto. A revisão da estimativa da safra 2009/2010 pela Unica está sendo concluída e deverá ser divulgada no mês de setembro. Todavia, pode-se afirmar que a qualidade da matéria-prima será bastante inferior àquela estimada em abril. A redução esperada poderá atingir 4 quilos de ATR por tonelada de cana.

Fonte: Diário da Região, por Carlos Eduardo de Souza, em 26/08/09

Deixe um comentário