Sindalquim comemora jornada de 40 horas semanais do setor farmacêutico

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Fabricação de Álcool, Químicas e Farmacêuticas de Rio Preto e Região (Sindalquim) comemorou com os trabalhadores, nesta terça-feira, 1º de setembro, na empresa Rioquímica, a redução da jornada de trabalho no setor farmacêutico para 40 horas semanais. Parte da conquista já havia sido obtida na negociação coletiva anterior. No entanto, nas negociações coletivas deste ano, o setor, representado pela Fequimfar e pelo Sindalquim, conseguiram antecipar para 1º de setembro de 2009 referida redução da jornada para 40 horas semanais, antes prevista apenas para 1º de dezembro de 2009, ou seja, uma antecipação de 90 dias, que será de grande valia para os trabalhadores. Abriram ainda um precedente para outras categorias implantarem a redução.

A redução da jornada, sem redução salarial, implica automaticamente em acréscimo na remuneração, geração de novos postos de trabalho além de melhorar a qualidade de vida do trabalhador que terá mais tempo para a família, lazer e estudo. O presidente do Sindalquim, Almir Fagundes, ao lado de diretores da entidade entregou boletim do setor farmacêutico informando sobre a nova jornada de trabalho e distribuiu camisetas parabenizando-os pela conquista histórica. É mais uma conquista e o setor farmacêutico sai na frente outra vez, afirmou Fagundes, que luta ao lado das centrais sindicais para estender a redução para outras categorias.

Para a supervisora de controle de qualidade da Rioquímica, Kelly Delazzari, a conquista vai possibilitar aos trabalhadores otimizarem os seus horários e se aperfeiçoarem mais. Os trabalhadores estudam e vão poder se aperfeiçoar ainda mais. Como vim de São Paulo e lá já era empregada as 40 horas semanais, vi que aqui as coisas estão andando. É uma melhora grande para todos, elogiou a funcionária da Rioquímica. Sua amiga de trabalho, Cleonice dos Santos, concorda com Kelly. Muitos aqui vão aproveitar para estudar.

O auxiliar de almoxarife, Júlio César de Oliveira, vai aproveitar as horas que terá para ficar mais tempo com a família. O melhor de tudo é que o salário continua e ainda temos a possibilidade de fazer hora extra. O Sindicato está de parabéns por essa conquista, afirmou Oliveira.