Dívida da CBAA passa de R$ 200 milhões

A dívida Companhia Brasileira de Açúcar e Álcool (CBAA) é superior a R$ 200 milhões, mas a empresa atende a todos os requisitos legais para solicitar a recuperação judicial. A informação foi divulgada ontem por Thomas Felsberg, do escritório de advocacia Felsberg e Associados, que representa o grupo que atua no setor sucroalcooleiro.

De acordo com Felsberg, a primeira etapa do processo foi ingressar com o pedido em nome do grupo, formado por cinco empresas, no Fórum de Rio Preto. “O local de ingressar com o pedido não é determinado pela localização da sede da empresa, mas por onde funciona a unidade principal”, disse. Ele acredita no deferimento do pedido, mas explicou que a elaboração do Plano de Recuperação Judicial vai começar assim que o juiz atender a solicitação feita pela empresa.

O juiz da 8ª Vara Cível de Rio Preto, Paulo Roberto Zaidan Maluf, informou que deve se pronunciar hoje sobre o processo formado por 23 volumes. “São muitos documentos para analisar”, afirmou Zaidan Maluf na sexta-feira passada. O pedido de recuperação judicial deu entrada na Justiça dia 24 de novembro e, segundo Feslberg, é resultado da crise financeira internacional que reduziu o crédito para as exportações, derrubou as cotações das commodities e colocou empresas de outros setores e do setor sucroalcooleiro em situação de baixa liquidez.

A partir do deferimento do pedido de recuperação judicial, a CBAA vai ter 60 dias para concluir e apresentar um plano de reestruturação e pagamento dos credores. Felsberg explicou que, na segunda etapa, vai ser elaborado o plano e iniciada a negociação com os credores. “É uma empresa bastante sólida”, afirmou.

A CBAA conta com unidades em Icém, na região Noroeste paulista, além de Sergipe (Usina Seragro), em Mato Grosso do Sul (Unidade Brasilândia e Unidade Sidrolândia) e no Rio de Janeiro (Unidade Campos dos Goytacazes), além de um escritório em Rio Preto. A empresa mantém cerca de 4,5 mil funcionários.

Fonte: Diário da Região, em 01/12/09