Usina CBAA demorou para colher os frutos que plantou

A Usina CBAA, de Icem-SP, nos últimos anos têm desrespeitado os seus trabalhadores deixando de honrar os pagamentos de adiantamento salarial, salários, 13º salários, férias, PLR, não recolhimento do FGTS e INSS, além de descumprir diversos acordos, talvez pela sua péssima administração.

O desfecho dessa incompetência não poderia ser outro. Os mais de 150 trabalhadores que pertencem a base do Sindalquim passaram o Natal e o Ano Novo novamente a míngua, alguns até mesmo sem poder comprar alimentos para a passagem das festas de final de ano. Isso porque até a presente data, não receberam o pagamento do 13º salário de 2009 (1ª parcela vencida em 30/11/2009 e a 2ª parcela vencida em 20/12/2009), além de ainda aguardarem o pagamento da segunda parcela do 13º salário de 2008, vencida em 20/12/2008.

A empresa através de alguns representantes está querendo culpar o Sindicato por ter encerrado a safra e dispensado a maioria de seus trabalhadores. Sabemos que não passa de uma grande inverdade, pois é mais fácil achar uma desculpa do que efetuar o pagamento das dívidas com seus trabalhadores. Mesmo não cumprindo com suas devidas obrigações, ainda acham que estão certos e que são os verdadeiros donos da verdade.

O Sindalquim defende arduamente esses trabalhadores, cumprindo com sua responsabilidade sindical e social da qual jamais abrirá mão. E nunca se intimidará perante os patrões. Cabe ao Grupo CBAA cumprir as determinações judiciais e encerrar os sucessivos episódios de desrespeito aos seus trabalhadores que eram para ser o maior patrimônio da empresa, o que até hoje não aconteceu.

Diretoria do Sindalquim