Usina de Icém encerra safra e vai demitir 230

A Companhia Brasileira de Açúcar e do Álcool (CBAA) confirmou, ontem, as demissões na unidade de Icém ocorridas na quinta-feira e informou que, por causa da greve iniciada esta semana pelos trabalhadores, decidiu encerrar a safra 2009/2010 de cana e que vai dispensar no total 230 empregados dos setores agrícolas e industrial.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Fabricação de Álcool e Farmacêuticas de Rio Preto (Sindalquim), Almir Fagundes, informou que, no turno da noite de quinta-feira, mais empregados da companhia foram demitidos, totalizando 110 o números de dispensados até o momento.

De acordo com a assessoria de imprensa da CBAA, existia um acordo com os empregados para o pagamento do salário atrasado de dezembro (referente ao mês trabalhado de novembro) e o 13º de 2009 ontem e na próxima sexta-feira.

O pagamento dos salários não teria ocorrido em função do excesso de chuvas que impediu a colheita e moagem da matéria prima, a fabricação e a venda dos produtos de onde sairiam os recursos para acertar os compromissos com os trabalhadores. Em relação ao pagamento do 13º de 2008, a CBAA informou que vem negociando uma forma para quitar a pendência com os trabalhadores que têm direito.

A companhia informou também que decidiu encerrar a safra esta semana depois do sindicato da categoria dos empregados na indústria convencer, com manifestações na porta da usina, os trabalhadores a paralisarem as atividades. Para Fagundes, a CBAA tenta jogar a culpa pelas demissões sobre o sindicato. “O que é mais fácil, pagar os trabalhadores ou encerrar a safra de cana?” A CBAA afirmou que os direitos trabalhistas dos trabalhadores demitidos serão quitados no ato da homologação da rescisão dos contratos de trabalho.

Fonte: Diário da Região, em 09/01/2010