Sindalquim promove 1º Encontro de Cipeiros e SESMT

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Fabricação de Álcool, Químicas e Farmacêuticas de Rio Preto e Região (Sindalquim) com o apoio da Federação dos Trabalhadores nas Industrias Químicas e Farmacêuticas do estado de São Paulo (Fequimfar) realizou nos dias 4 e 5 de março o 1º Encontro de Cipeiros e SESMT, no Plaza Inn Nacional, em Rio Preto. Os participantes do evento são membros da Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), dos SESMTs (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho), dirigentes sindicais de toda a região e com a presença do Sr. Sérgio, presidente da Fequimfar, Sr. Edson, secretário da geral da Fequimfar e Sr. João Scaboli, diretor do Departamento de Saúde do Trabalhador da Fequimfar.

Na avaliação dos participantes o Encontro foi de grande aprendizagem, pois os palestrantes são pessoas conhecedoras dos temas que foram abordados, sendo eles: Responsabilidade civil e criminal no ambiente de trabalho, Doenças relacionadas ao Trabalho, O papel da Cipa e SESMT no ambiente de trabalho e Convenção sobre Segurança Química Convenção sobre Segurança Química – 170 e Acidentes Maiores e Ampliados – 174 da Organização Internacional do Trabalho – OIT.

O objetivo do evento, segundo o presidente do Sindalquim, Almir Fagundes, foi o de promover a troca de experiências entre Cipeiros e SESMT, e dar continuidade ao aprendizado iniciado no treinamento obrigatório e contribuir na prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho. E também alertar para a diminuição de acidentes de trabalho, e principalmente, os acidentes fatais.