Setor sucroalcooleiro começa a discutir campanha salarial

Nos dias 2 e 3 de março de 2010, o presidente do Sindalquim, Almir Fagundes e os diretores da entidade Ilarim José Soares e Geraldo Peres Pantaleão participaram do Seminário de Negociação Coletiva do Setor Sucroalcooleiro, no município de Marília/SP.

Durante o evento, que contou com lideranças e palestrantes da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado de São Paulo (Fequimfar) e dirigentes sindicais do estado de São Paulo, Rio Grande do Sul e Paraná, foi deliberada a pré-pauta de reivindicações da categoria, entre elas: reajuste salarial, aumento real, piso salarial digno, Participação nos Lucros e Resultados (PLR), redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais, igualdade de oportunidades, melhoria nas condições de saúde e segurança e avanços nas cláusulas sociais.

Pontos referentes aos problemas, dificuldades e necessidades dos trabalhadores do setor de fabricação do etanol/álcool combustível, com destaque para as reivindicações de recuperação das perdas salariais e aumento real nortearam as discussões.
De acordo com o presidente do Sindalquim, Almir Fagundes, o setor está cada vez mais forte. “Nos últimos anos, as usinas e destilarias tiveram um grande desenvolvimento, em relação à suas estruturas e patrimônios, principalmente no ganho com a venda de seu produto principal, que é o álcool combustível”, afirmou Fagundes.

A Fequimfar, junto com os seus sindicatos filiados, representa mais de 30 mil trabalhadores no setor sucroalcooleiro, distribuídos em diversas regiões do estado de São Paulo. A data-base da categoria é 1º de maio.