Sindicatos se unem em Rio Preto por melhores salários no setor sucroalcooleiro

Os representantes dos sindicatos da Alimentação, Químicos, Motoristas e Rurais do estado de São Paulo estiveram reunidos nesta sexta-feira, 07 de maio de 2010, pela manhã e definiram estratégias para negociarem em conjunto no setor sucroalcooleiro. A reunião foi realizada na sede do Sindicato dos Condutores de Veículos da Região de Rio Preto. Ficou decidido na reunião que nenhum dos sindicatos fecharão acordo com índice de reajuste menor de 10% e nenhum vai negociar antes do dia 30 de maio. ´Durante este mês vamos fazer várias assembleias, manifestações e paralisações em empresas. É um avanço para nós negociarmos em conjunto. Temos mais força na hora de conversar com os empresários´, comentou o presidente do Sindalquim, Almir Aparecido Fagundes, que representa mais de 5 mil trabalhadores do setor sucroalcooleiro.

Daniel Caldeira, presidente do Sindicato dos Motoristas, afirmou que poderá haver uma grande manifestação na sede da Unica, em São Paulo, na Av. Brigadeiro Faria Lima, nº 2179. ´Primeiro vamos realizar várias assembleias na região e no Estado. O setor patronal está fechado. Eles não querem negociar, então precisamos mostrar que o nosso movimento não é de mentirinha. Eles precisam saber disso´, disse Caldeira que quer endurecer para os patrões.

Ainda durante o encontro entre os dirigentes sindicais ficou estabelecido que no dia 18 de maio 2010 ocorrerá várias manifestações em todo o Estado. ´É com essa unificação que o setor fica fortalecido. Os empresários ficaram assustados com a nossa união´, disse o presidente da Força Sindical Estadual e um dos representantes da comissão de negociação, Danilo Pereira da Silva, que esteve no evento.