Saiu no Diário da Região – Trabalhadores em usinas unificam campanha salarial

Os sindicatos dos trabalhadores na alimentação, dos químicos, dos motoristas e dos trabalhadores rurais vão negociar em conjunto os reajustes salariais com o setor sucroalcooleiro. A mobilização estadual tem a participação da região de Rio Preto, com estimativa de 200 mil trabalhadores das quatro categorias envolvidas. De acordo com Almir Aparecido Fagundes, presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Fabricação de Álcool, Químicas e Farmacêuticas de Rio Preto e Região (Sindalquim), os representantes das quatro categorias decidiram que nenhum dos sindicatos vai fechar acordo com índice de reajuste inferior a 10% antes do dia 30 de maio. “Com a união, o objetivo é ganhar mais força para negociar com o patrão, que é o mesmo.”

Neste mês, serão realizadas assembleias e rodadas de negociações de cada categoria no Estado. Uma delas está prevista para o próximo dia 18 na região. É a primeira vez que os trabalhadores conseguem se unir para negociar todos juntos. Segundo Fagundes, o sindicato reivindica reposição da inflação do período de maio de 2009 a abril de 2010, entre 5,5% e 6%, medida pelo INPC, mais aumento real de 6%. Também buscam pagamento da hora extra em 100% e adicional noturno em 50%, além da redução das 40 horas de trabalho semanais. São cerca de 5 mil trabalhadores da categoria na região de Rio Preto.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Rio Preto e Região, Eurides Silva, acredita que o trabalho em conjunto fortalece as categorias. O sindicato representa cerca de mil trabalhadores de três usinas da região. A entidade reivindica pelo menos 10% de reajuste, além de melhorias nas condições de trabalho. “Sabemos das dificuldades nas negociações, mas vamos tentar”, afirmou.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Icém, Carlos Alberto Fernandes, também diz que a negociação em conjunto é boa para os trabalhadores. Como as negociações estão começando agora, ainda não tem os índices. De acordo com a assessoria de imprensa do Sindalquim, em reunião com os representantes dos outros sindicatos, o presidente do Sindicato dos Condutores de Veículos Rodoviários, Daniel Caldeira, informou que está prevista uma manifestação na sede na Unica, em São Paulo. A previsão é reunir 3 mil pessoas, além de fazer assembleias no Estado.

Fonte: Diário da Região, em 11/05/2010