Guarani está pronta para novas compras, afirma presidente

Após tornar-se a terceira maior processadora de cana do Brasil com a compra da usina Mandú anunciada segunda-feira, a Açúcar Guarani, da francesa Tereos, se diz preparada para prosseguir como consolidadora do setor, afirmou o presidente da companhia ontem (01/06).

Estamos atentos a oportunidades. Se fizerem sentido pela estratégia definida pela Guarani, nós vamos participar da oferta, afirmou Jacyr Costa Filho, o principal executivo da Guarani, em teleconferência.

O que é importante ressaltar é que nós estamos prontos [para aquisições], esse é o ponto bastante importante, destacou.

Na segunda-feira, a Guarani anunciou a compra da Mandú por R$ 345 milhões, o que eleva a estimativa de processamento da empresa para 20,6 milhões de toneladas de cana-de-açúcar. A companhia também assumiu uma dívida líquida estimada em dezembro de 2009 em R$ 255,5 milhões.

A aquisição foi feita cerca de um mês a! pós a Petrobras comprar 45,7% de participação na Guarani, com investimentos de R$ 1,6 bilhão em cinco anos. O aporte inicial da estatal de petróleo foi de R$ 682 milhões.

Segundo Costa, embora a Petrobras tenha até cinco anos para completar os investimentos, se a Guarani apresentar um projeto de negociação e ele for aprovado pelo Conselho de Administração da companhia, o aporte é antecipado. Agora depende de aparecer as oportunidades e termos esse projeto, afirmou o executivo.

Pelo acordo anunciado em abril entre a Tereos, controladora da Guarani, e a Petrobras, a estatal terá o direito de realizar investimentos adicionais na companhia, via aumento de capital, que lhe confiram participação de até 49% na Guarani.

Maior capacidade

A Mandú possui capacidade de moagem anual de 3,5 milhões de toneladas, que pode ser elevada com pouco investimento para 4 milhões de toneladas, segundo Costa, que ressaltou, entretanto, que esse aumento depende também da disponibilidade de matéria-prima.

É claro que temos outros planos de expansão na região também, com a usina São José, e vai depender da disponibilidade de matéria-prima para a gente decidir pelo investimento.

A Mandú tem perfil de produção de 60% de etanol e 40% de açúcar. A empresa estima produzir 200 mil toneladas de açúcar, 175 milhões de litros de etanol e co-gerar 12 MW de eletricidade nesta safra. Localizada em Guaíra (SP), a proximidade da Mandú com as unidades de São José, Severínia e Vertente deve favorecer sinergias.

Fonte: UDOP, em 02/06/2010