Etanol é vantajoso em postos de 12 Estados, aponta ANP

Os preços do etanol estão vantajosos nos postos de combustíveis de 12 Estados brasileiros em relação à gasolina, de acordo com dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) referentes à semana terminada em 28 de maio de 2010. Atualmente, o etanol é uma opção melhor em Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo e Tocantins.

Nos 14 Estados restantes e no Distrito Federal, a gasolina segue sendo a melhor alternativa para o consumidor.

Em São Paulo, que concentra mais de 50% do consumo de etanol do país, o combustível renovável apresenta a maior vantagem ante a gasolina, de acordo com os preços compilados pela ANP. Considerando o preço médio da gasolina de R$ 2,407 por litro, o etanol hidratado é u! ma opção melhor até R$ 1,6849 e, na média dos preços coletados pela ANP, em São Paulo o combustível ficou em R$ 1,307 por litro, 22,42% abaixo do ponto de equilíbrio. Na semana, os preços do etanol caíram 0,46% nos postos paulistas.

A vantagem do etanol é calculada considerando que o poder calorífico do motor a álcool é de 70% do poder nos motores à gasolina. No cálculo, são utilizados valores médios coletados em postos em todos os estados e no Distrito Federal. A gasolina está mais vantajosa principalmente no Acre, onde o preço do etanol é 83,95% do valor da gasolina.

Fonte: PROCANA, em 2/6/2010