Eventos em Praia Grande superam expectativas, afirma presidente do Sindalquim

O presidente do Sindalquim, Almir Fagundes, voltou animado dos dois eventos realizados na última semana, em Praia Grande, na Colônia de Férias da Fecomerciários. Nos dias 21 e 22 de julho foi realizado o 2º Encontro de Cipa e Sesmt do Setor Químico destinado aos cipeiros e profissionais de saúde, segurança e medicina do trabalho. E nos dias 22, 23 e 24 do mesmo mês os dirigentes sindicais do Estado participaram do 7º Congresso da Fequimfar.

“O seminário dos cipeiros teve a participação de mais de 500 pessoas e foi muito bom e no Congresso da Fequimfar mais de 200 dirigentes sindicais participaram. Os dois eventos superaram as expectativas”, afirmou o presidente do Sindalquim, Almir Fagundes.

Da região de Rio Preto, o Sindalquim enviou um ônibus com 22 associados para a Baixada Santista, que foram acompanhados por diretores e o presidente da entidade. O Sindalquim ficou responsável pelo transporte dos associados. Já a hospedagem ficou por conta da Fequimfar. Sendo assim, os associados não tiveram despesas para participar do evento. No encontro de cipeiros, que teve como objetivo a troca de experiências e formação, além de discussões sobre vários assuntos da área, os sindicalizados do Sindalquim mostraram-se muito interessados.

Para o colaborador da Usina Guarani – Tanabi, Érico dos Santos Silva, a experiência de ter participado de um encontro estadual foi muito proveitoso. “Aprendi coisas novas. Gostei muito. É bom para implantarmos no nosso dia a dia, como segurança, bem-estar do funcionário. Sem falar que os palestrantes foram muito bons”. Fernanda Cristina Gomes, que trabalha no setor de garantia de qualidade da Rioquímica, de Rio Preto, aprovou o evento de cipeiros. “Os assuntos foram bem interessantes”, disse Fernanda, que destacou a área de tecnologia e doença do trabalho, bem como as explicações sobre nanotecnologia. “Já falei para eles que quero participar dos próximos”, brincou a cipeira.

O vigilante e presidente da cipa interna da Usina Vale, Ronaldo Alves de Araújo, nunca tinha participado de um evento da Fequimfar fora da região de Rio Preto. Ao adquirir mais conhecimentos, ele afirma que agora vai colocar em prática. “Gostei da palestra que falou sobre drogas licitas e ilícitas”. Os diretores Ilson Aparecido Martins e Wagner Admilson Quedas, do Sindalquim, acompanharam o evento de cipeiros e o Congresso da Fequimfar. “Foram colocadas várias ideias que futuramemte levaremos adiante. Um evento ótimo. Algo que vamos trabalhar também será a redução da jornada de trabalho para 40 horas”, afirmou Ilson.

O Congresso discutiu as condições de vida, trabalho e salários dos trabalhadores do setor químico. Para o presidente do Sindalquim foi a oportunidade também para avaliar questões políticas. “Foi bom para pensarmos muito bem em qual candidato devemos votar. Devemos votar em candidatos que realmente tem compromisso com a classe trabalhadora deste país”, afirmou Fagundes, um dos líderes sindicais presentes no evento.