Produção de álcool nesta safra deve ser 30,9% maior

Quarenta e cinco milhões de toneladas de cana, 1,7 bilhões de litros de álcool e 71 milhões de sacas de açúcar. Esta é a previsão de produção das usinas associadas à Biocana para a safra 2008/09.

Em entrevista coletiva realizada na tarde de ontem, o presidente da Associação, Luciano Sanches Fernandes, falou sobre a expectativa do setor. Juntas, as 18 unidades produtoras devem moer 20,55% mais do que a safra passada, bem como produzir 30,98% mais álcool e 25,96% mais açúcar.

O prognóstico foi traçado levando-se em consideração clima favorável e incremento tecnológico. Entretanto, Sanches acredita que o resultado final possa ficar aquém do esperado. “Minha experiência me faz acreditar que a região não vai moer toda a cana. Essa previsão é a mais otimista, mas temos que considerar que as chuvas já atrasaram o plantio. Só se o clima for muito adequado conseguiremos alcançar esse crescimento. Mas eu penso que o resultado final seja 4% ou 5% menor do que o estimado”, destacou.

Apesar de a produção de álcool predominar entre as associadas à União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), na região de Catanduva o perfil ainda é açucareiro. “Isso acontece devido às importantes marcas de açúcar de nossas usinas no mercado interno. Portanto, nosso crescimento deve ser maior que no Centro-Sul”, diz o presidente da Biocana.

Devem ser empregados, nesta safra, 40 mil trabalhadores rurais. De acordo com Sanches, eles devem receber capacitação profissional não apenas nas usinas, como também na Biocana. O objetivo de qualificar a mão-de-obra para as próximas safras esbarra apenas na questão da migração, uma vez que os trabalhadores que vêm de fora podem atuar em outras regiões do País nos anos seguintes, como em Minas Gerais ou Goiás.

CRESCIMENTO

A produção de cana-de-açúcar do Estado de São Paulo corresponde a 60% do total nacional. Desse percentual, 11% são produzidos pelas usinas associadas à Biocana.

Segundo Luciano Sanches, esta safra deverá manter o mesmo perfil de produção de açúcar e álcool, com crescimento expressivo na fabricação de álcool hidratado, novamente em função do aumento da comercialização de veículos flex fuel.

Em todo o País, 30 novas unidades devem entrar em operação durante a safra 2008/09, 11 delas na região Centro-Sul. Das 18 unidades associadas à Biocana, a primeira a entrar em operação foi a Usina Ruette, no último dia 7. Até o final do mês, todas devem estar operando.

Quanto ao tipo de colheita da cana-de-açúcar, devido à adesão ao Protocolo Agroambiental – que visa eliminar as queimadas em todo o Estado até 2014 – as usinas da região já devem ter, neste ano, 50% do corte mecanizado. “Imaginamos que as exigências do Protocolo sejam atendidas até mesmo antes do prazo estabelecido”, prevê o presidente da Biocana.

Fonte: jornal O Regional, em 14/04/2008