Ousadia de utilizar uma nova resina feita de cana

No segundo semestre de 2008, a Brinquedos Estrela lançou no mercado o primeiro produto feito com polietileno verde fabricado pela Braskem: uma nova versão do Banco Imobiliário. Embora naquele momento a unidade de plástico verde da petroquímica brasileira não estivesse operando em escala comercial, a fabricante de brinquedos participou de um projeto piloto em que pôde desenvolver uma versão sustentável do jogo de tabuleiro lançado no Brasil em 1944.

O uso de peças fabricadas a partir de polietileno verde foi uma das novidades do brinquedo. A outra foi a mudança da dinâmica do jogo: o sistema de troca substituiu o dinheiro por crédito de carbono. Os bairros e ruas importantes das cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro foram trocados por reservas naturais como Pantanal, Rio São Francisco, Chapada dos Veadeiros e Serra da Mantiqueira e por regiões produtoras de cana-de-açúcar como Ribeirão Preto (SP), Três Lagoas (MS), Teotônio Vilela (AL).
Buscamos desenvolver todo um novo produto baseado no conceito de sustentabilidade, afirma o presidente da Estrela, Carlos Tilkian. Para comercializá-lo, a fabricante de brinquedos acertou uma parceria com o Walmart, rede varejista ligada à sustentabilidade. A parceria seria um facilitador para que o produto possa chegar aos Estados Unidos. Esse apelo sustentável é um importante ingrediente para diferenciar o jogo em relação à concorrência chinesa, diz Tilkian.
A Estrela ainda não exportou o produto, porque o polietileno verde não era produzido em escala industrial. A empresa começará a estruturar o projeto de exportação e analisará a viabilidade do câmbio, que tem penalizado os exportadores. Estuda ampliar a sua linha de produtos fabricados a partir da resina verde. Mas isso dependerá da política comercial da Braskem.
A unidade brasileira da Johnson & Johnson utilizará o polímero verde. Há três anos, em reunião com a petroquímica brasileira, a empresa foi uma das primeiras que mostraram interesse na tecnologia. Em 2008, foram enviadas amostras da nova resina para a fabricante de bens de consumo e alguns transformadores plásticos que trabalham com ela. Foi verificada que a performance era idêntica ao processo que utilizava combustível fóssil como matéria-prima e que não havia necessidade de nenhum ajuste nas máquinas. Mas o que mais chamou a atenção dos executivos da Johnson & Johnson foi o ganho ambiental do plástico verde: a cada tonelada de polietileno verde produzido capturam-se duas toneladas e meia de CO2.
A parceira se estreitou: as embalagens do protetor solar Sundown do verão 2012 serão feitas com a nova resina. Foi feito um estudo de viabilidade interna, a resina verde é mais cara que a tradicional, mas esse custo a mais não será repassado ao consumidor. Esse é um investimento da Johnson & Johnson alinhado à preocupação nossa com a sustentabilidade, diz o diretor de desenvolvimento de embalagens, Carlos Souto. (R.R.)
2010 deverá bater recorde

A tendência, até o fim do ano, é de intensificação nas contratações, já que, conforme indica a série histórica do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), dezembro é tradicionalmente o melhor mês para o mercado de trabalho. A projeção da consultoria LCA é de um novo recorde no último mês do ano, com uma taxa de desemprego 6%. Se as projeções estiverem corretas, 2010 será o melhor ano para a criação de vagas, com uma taxa média de 6,9%. Até o momento, a menor marca, de 7,9%, é de 2008.

A Confederação Nacional do Comércio estima que serão contratados 118 mil temporários este ano. Já a Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário prevê a geração de 139 mil vagas até o fim do ano, a maior parte em shoppings e supermercados. No Taguatinga Shopping, a expectativa é de geração de 250 empregos temporários entre novembro e dezembro. A superintendente Eliza Ferreira informa que as contratações começarão na segunda quinzena de outubro.

“Em um ano e meio, incrementamos o número de empregos fixos em 700 vagas, graças à expansão com 60 novas operações”, revela Eliza. Para atender a demanda, o Taguatinga já começou o processo de recebimento dos currículos para quem deseja atuar como temporário. Todo o material recebido passa por uma triagem quanto à área de atuação e é repassado aos lojistas. (GHB)

Fonte: Udop, em 24/09/2010