Usinas paulistas assinam acordo para combater incêndios em parques estaduais

Dez empresas do setor sucroenergético vão ajudar a combater incêndios nos parques estaduais Aguapei, Morro do Diabo, Rio do Peixe, Edmundo Navarro de Andrade e nas estações ecológicas de Ribeirão Preto e de Jataí. A partir de um acordo de co-gestão firmado com o Governo do Estado de São Paulo, as usinas, sete delas associadas à União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), darão suporte logístico e de equipamento, além de ceder equipes especializadas para proteger estas áreas contra o fogo provocado por causas naturais ou criminosas.

O compromisso, com duração de 18 meses, foi assinado nesta terça-feira (21/09) entre as usinas, a Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo e a Prefeitura de Rio Claro, durante o primeiro dia do “Seminário de Florestas e Água”, realizado em Rio Claro. Participam do acordo as usinas da Pedra, Caeté, Viralcool, Alcídia, Conquista do Pontal, Dracena, Iracema, São Martinho, Moreno e Moema.

“Sem esta parceria poderíamos perder muito do nosso patrimônio verde, o que representaria um prejuízo inestimável para a biodiversidade desses parques,” avalia Rodrigo Campanha, diretor do departamento de Unidades de Conservação do Estado de São Paulo, órgão que reúne 90 áreas sob proteção ambiental.

Comprometimento ambiental

O assessor de responsabilidade ambiental Corporativa da UNICA, Daniel Lobo, destaca a intensa participação das usinas de cana-de-açúcar na preservação de florestas nativas no interior paulista. Essa colaboração foi ainda mais frequente nas últimas semanas, quando a baixa umidade do ar elevou o número de incêndios em áreas de preservação.

“A UNICA está levantando dados para quantificar e conhecer melhor o envolvimento das usinas no controle e combate a essas ocorrências. O que sabemos é que as usinas são sempre requisitadas pelo poder público para apoiar o combte a incêndios, tanto urbanos quanto rurais.”

Por causa desse envolvimento, e em comemoração ao Dia da Árvore, oito usinas foram homenageadas durante o “Seminário de Florestas e Água” por seus esforços ao longo de 2010, no combate a incêndios que ameaçaram importantes áreas de conservação do Estado de São Paulo.

Entre as ocorrências que tiveram a participação de usinas em agosto está um incêndio de grandes proporções no Parque Estadual Morro do Diabo, atração turística da região do Pontal do Paranapanema. Quatro aviões, caminhões pipa e uma brigada de incêndio foram destacados pela ETH Bioenergia para auxiliar o combate ao fogo. Já o Grupo São Martinho contribuiu para combater incêndio na Mata de Santa Teresa, que fica na Estação Ecológica de Ribeirão Preto e na Floresta Navarro de Andrade, em Rio Claro.

Fonte: Udop, em 24/09/2010

Deixe um comentário