Mais jovens conquistam o 1º emprego em SP

Segundo o Ministério do Trabalho, 206.790 pessoas conquistaram seu primeiro emprego entre janeiro e agosto deste ano na capital, ante 171.233 no mesmo período de 2009 – um crescimento de 20,76%. A oferta deste tipo de vaga é a maior desde 2000, quando este dado começou a ser apurado, e grande parte das oportunidades está no setor de serviços.

“O bom momento da economia brasileira impõe às empresas a necessidade de contratar”, afirma Marcelo Proni, professor de Economia da Unicamp. “É natural, portanto, que as companhias abram vagas para os cargos iniciais na empresa e promovam os funcionários que já trabalhavam ali”, justifica Proni.

As vagas, por serem destinadas a quem ainda não tinha nenhum carimbo na carteira de trabalho, costumam oferecer salários mais baixos. Para os cargos iniciais no setor de serviços, por exemplo, o funcionário costuma receber cerca de R$ 1 mil, estima a Central Brasileira do Setor de Serviços (Cebrasse). Mas esse pode ser apenas o primeiro passo de uma carreira que está só começando.

O estudante do curso de Administração de Empresas Juliano Mancuso, de 22 anos, prova que os trabalhadores que souberem aproveitar essa oportunidade podem se dar bem. Ele conquistou seu primeiro emprego em abril deste ano, na rede de escolas de inglês Wise Up. E de lá para cá já recebeu duas promoções.

“Tenho disposição para trabalhar, para cumprir metas e muita vontade de crescer”, resume Mancuso, que já sonha em ser um franqueado da Wise Up no futuro. “Acho que foi por isso que eles me escolheram”, opina o rapaz. Na empresa, sua função é vender novas matrículas. Com as duas promoções que recebeu, a comissão já passou de 25% para 30% do valor da venda que ele realizar.
Educação é um dos ramos do setor de serviços que apresentam crescimento na criação de vagas, segundo a Cebrasse. Mas os destaques ficam mesmo com o ramo de telemarketing e com Tecnologia da Informação (TI).

“As empresas de telemarketing concentram o maior número de vagas abertas e exigem pouca qualificação dos trabalhadores”, afirma Paulo Lofreta, presidente da Cebrasse. “Porém, nas empresas de TI é que estão os melhores salários do setor de serviços. Profissionais iniciantes podem ganhar até R$ 2,5 mil”, garante Lofreta.

Mas para conquistar um salário maior no setor de serviços, a saída é investir em educação. “Estudar bastante e se atualizar são requisitos básicos para quem quer crescer na empresa”, avisa Lofreta. “Há boas vagas disponíveis para profissionais bem preparados.”

Fonte: Estadão, em 06/10/2010