Vem aí aumento de etanol e gasolina

Não vai ser fácil, mas antes de ficar bravo porque deixou de encher o tanque do seu carro com etanol, ontem, para fazê-lo só hoje, o fortalezense ainda poderá contar com a sorte e encontrar algum posto de combustível na cidade vendendo o litro de álcool ao preço médio comercializado até as 24 horas da última quinta-feira, R$ 1,77, segundo a Agência Nacional de Petróleo (ANP). Porém, no decorrer dos próximos dias e com o esgotamento dos estoques, será cada vez mais difícil fazer essa economia. Esta manhã, boa parte dos revendedores locais já começou a reajustar as bombas com aumento médio R$ 0,10 no valor do litro do etanol.

Segundo o presidente do Sindicato dos Donos de Postos de Combustíveis de Fortaleza (Sindipostos), Guilherme Meireles, a majoração do etanol não é apenas em Fortaleza, tampouco só no Estado. Fiquei abismado com que está acontecendo. É um aumento generalizado em todo o País. Na verdade, as distribuidoras já subiram o preço em até R$ 0,14. Eu mesmo tinha comprado a R$ 1,56 o litro; agora, paguei R$ 1,70. E não vai parar por aí. Até o fim do mês, o repasse será ainda maior, analisa Guilherme, ressaltando que, muitas vezes, o dono do posto não cobra o valor integral do reajuste por conta de algumas variáveis. Primeiramente, antes de mexer na bomba, cada posto calcula seu custo e margem de lucro. A segunda variável é o próprio mercado. Claro que todos gostariam de repassar os R$ 0,14, mas quem fizer isso não vai vender, avalia.

Guilherme acrescenta que a forte demanda pelo etanol em virtude do crescimento nas vendas de carros flex em todo o País e o clima irregular em importantes áreas produtoras de cana-de-açúcar são os fatores apontados como provocadores desta nova onda de aumento. A alta é vertiginosa e começou desde a semana passada, porque os postos estavam esperando acabar os estoques. O que mais me entristece é que as distribuidoras não repassaram tudo. Para não correr o risco de voltar ao preço de R$ 2,20, o governo deveria ampliar a oferta de álcool, reduzindo a 20% a mistura na gasolina, rever a política de estocagem de etanol, prevendo esse tipo de problema e reduzir a carga tributária, sugere.

O presidente do Sindipostos acredita que o impacto no valor do litro de gasolina comum deverá ser de R$ 0,03 por conta da composição atual do combustível onde são adicionados 25% de álcool anidro, o que elevará o preço médio da gasolina, em Fortaleza, de R$ 2,64 (conforme a ANP) para R$ 2,67.

Uma reunião entre representantes do Sindipostos e do Sindicato dos Empregados em Postos de Serviços de Combustíveis e Derivados de Petróleo do Ceará (Sinpospetro) ocorre hoje para definir se os postos de combustíveis irão abrir ou não na próxima terça-feira, dia 12. No último feriado de 7 de Setembro, o funcionamento foi normal.

Fonte: Udop, em 08/10/2010