Consumo de álcool cresce 14% em Rio Preto

O consumo de álcool combustível aumentou 14% em Rio Preto, enquanto derivados de petróleo, como a gasolina, perderam mercado.

É o que aponta o anuário estatístico da Secretaria de Energia do estado de São Paulo. O estudo, divulgado nesta quinta-feira (03), tem por base o consumo de combustíveis em todo o estado durante os 12 meses de 2009.

De acordo o levantamento, os rio-pretenses consumiram 144 milhões de litros de álcool combustível naquele ano, 14% a mais que os 126,5 milhões queimados em 2008.

Já o consumo de combustíveis fósseis (gás de cozinha e gasolina) passou de 2,3 bilhões quilocalorias para 2,1 bilhões, representando queda de 9%.

O preço mais atraente diante da gasolina e o maior número de carros bicombustíveis nas ruas são apontados por especialistas como os principais impulsionadores da demanda pelo biocombustível derivado de cana-de-açúcar.

“Com a possibilidade de trocar de combustível quando quiser, os donos de carros flex se tornaram os maiores reguladores do mercado e, por isso, o preço do álcool se mantém competitivo, atraindo mais consumidores”, avalia o representante da Unica, Sérgio Prado. A Unica (União das Indústrias de Cana-de-açúcar) representa 17 grupos de usinas de açúcar e álcool do país.

Ranking

Na lista das quinze cidades paulistas que mais consomem álcool, Rio Preto ocupa o sétimo lugar, superando três cidades da Grande São Paulo: São Bernardo do Campo, Santo André e Osasco.

Quando considerado apenas o consumo de combustíveis fósseis, Rio Preto cai para o 11º lugar no estado e 6º colocado levando em conta apenas cidades do Interior.

Meio ambiente

Para o engenheiro químico José Maria Canfield, os números divulgados ontem apontam para a possibilidade de a cidade reduzir, em longo prazo, as emissões de gases do efeito estufa.

Segundo ele, o álcool combustível emite menos poluentes, tanto durante a queima nos motores quanto pela maneira que é industrializado.

Produção

Segundo a Unica, durante a safra passada, 60% da cana-de-açúcar do país foi colhida com máquinas. Em 2006, apenas 23% dos canavaiais foram cortados mecanicamente

Frota maior

As ruas de Rio Preto ganharam 19.963 veículos em 2010. O aumento na frota foi 6,14% maior que o registrado ao final de 2009, quando a cidade ganhou 18,8 mil veículos.

Os números são da Fenabrave (Federação Nacional das Distribuidoras de Veículos Automotores), que verifica o total de emplacamentos em todo o país. Com o aumento, a cidade passou a contar com 287,7 mil veículos, média de um para cada 1,4 habitante. Carros bicombustíveis já representam quase 90% do total de veículos produzidos atualmente pelas montadoras do Brasil.

Fonte: BOM DIA Rio Preto, em 03/02/2011

Deixe um comentário