Sindalquim conscientiza trabalhadores e empresas sobre prevenção

O 2º Seminário de Saúde do Trabalhador Sindalquim Rio Preto, realizado pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Fabricação de Álcool, Químicas e Farmacêuticas de Rio Preto e Região (Sindalquim) nos dias 2 e 3 de março, no Plaza Inn Nacional, foi um sucesso. Contou com grande público e reuniu o setor sindical, patronal e vários trabalhadores.

Organizado em parceria com o departamento de Saúde do Trabalhador da Federação dos Trabalhadores das Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado de São Paulo (Fequimfar), o evento promoveu a troca de experiências entre Cipeiros e SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) e deu continuidade ao aprendizado iniciado, contribuindo na prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho. O Seminário contou com a cobertura da mídia da região, entre eles, dos jornais Diário da Região, BOM DIA Rio Preto e das emissoras SBT e TV TEM.

Para os organizadores do evento, Almir Fagundes, presidente do Sindalquim e Vanja Barboza, secretária, o Seminário faz o seu papel diante do trabalhador e também das empresas empregadoras. “Tem trabalhador que recebe material de segurança para trabalhar e não usa e tem empresa que não cede o material. Estamos aqui para orientar ambas as partes e tem dado certo. Os dois lados estão vendo que precisam cada vez mais utilizar os equipamentos de segurança no ambiente de trabalho, pois os números de acidentes ainda são grandes”, afirmou Fagundes em entrevista ao TEM Notícias.