Postos contrariam previsão e baixam álcool

Na contramão das altas nas usinas e distribuidoras, que nas últimas semanas reajustaram o preço do álcool, alguns postos de combustíveis de Rio Preto têm reduzido o preço nas bombas. Na Zona Norte da cidade, estabelecimentos que até a semana passada vendiam o litro do álcool hidratado entre R$ 1,179 e R$ 1,199 reduziram o preço do combustível ontem para R$ 1,159 e R$ 1,169. A redução de preços surpreendeu até mesmo o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo, Roberto Uehara, que anteontem anunciou o reajuste de algumas distribuidoras, que haviam ampliado o preço do litro do hidratado de R$ 1,01 para R$ 1,10. “Nem eu entendo o que está ocorrendo. As distribuidoras e usinas estão reajustando preços desde a semana passada”, afirmou. Uma justificativa seria o fato da maior parte desses estabelecimentos ser de bandeira branca. Apesar de alguns postos terem reduzido os preços do litro do combustível, o valor médio observado ontem pela reportagem do Diário da Região foi de R$ 1,245, alta de 3,1% em relação ao preço médio encontrado pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) na semana passada, que era de R$ 1,207.

O preço mais alto encontrado pelo litro do hidratado também aumentou de R$ 1,299, conforme última pesquisa da ANP, para R$ 1,399. O menor preço cobrado pelo combustível na cidade continua sendo de R$ 1,149, no Makro. Segundo indicador do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), o aumento no preço do álcool em abril se deve às chuvas do período, que prejudicaram a moagem de cana-de-açúcar, e ao aumento da demanda. Nas usinas, entre os dias 28 de abril e 2 de maio, o litro do hidratado teve aumento de 5,62%, com média de R$ 0,7659 o litro (sem impostos), contra R$ 0,7251 na semana anterior. Enquanto o álcool sofreu reajustes, os preços da gasolina e do diesel mantiveram-se estáveis em relação aos últimos levantamentos realizados pelo Diário. Na última semana, os postos haviam realizado reajustes superiores a 12,5%, índice maior que os 8,8% estimado pelo governo federal, após alta de 15% nas refinarias. O preço mais alto encontrado no município pelo litro do óleo diesel permanecia o mesmo da última sexta-feira, dia 2 de maio, em R$ 2,119. Na quinta-feira, feriado de 1º de maio, esse combustível ainda era encontrado pelo preço máximo de R$ 1,999. O anúncio da alta nas refinarias ocorreu na última quarta-feira.

Petróleo

Os contratos futuros de petróleo fecharam em níveis recorde pelo terceiro dia consecutivo na New York Mercantile Exchange (Nymex) e na Intercontinental Exchange (ICE, de Londres), ontem. Na Nymex, os contratos de petróleo bruto para junho fecharam a US$ 123,53 por barril, em alta de US$ 1,69 (1,39%). Na ICE, os contratos do petróleo Brent para junho fecharam a US$ 122,60 por barril, em alta de US$ 2,29 (1,90%).

Fonte: Diário da Região, em 08/05/2008