Sindalquim participará de mesa redonda com usinas e destilarias

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Fabricação de Álcool, Químicas e Farmacêuticas de Rio Preto e região (Sindalquim) participará no dia 14 deste mês, a partir das 14 horas, no Ministério do Trabalho, mesa redonda com os representantes das usinas e destilarias pertencentes à base territorial da entidade para discutir a pauta de reivindicação do setor sucroalcooleiro para 2008/2009.

O Sindalquim entregou pauta de reivindicações do setor sucroalcooleiro no dia 18 de março, no mesmo Ministério do Trabalho para todos os representantes das usinas e destilarias. Foi proposta, na ocasião, a inflação de maio de 2007 a abril de 2008 e mais 5% de aumento real, conforme boletins informativos entregue nos dias 11, 12, 13 e 14 de março e nos dias 05, 06, 07 e 08 de maio de 2008.

As usinas e destilarias ficaram de avaliar e no dia 14 de maio apresentam uma contraproposta. No ano passado, o Sindalquim conseguiu o manter o melhor Acordo Coletivo do setor sucroalcooleiro do estado de São Paulo, sendo o melhor piso salarial. “Vamos aguardar a contraproposta do setor patronal para a próxima reunião. Esperamos que seja decente”, afirmou o presidente do Sindalquim, Almir Aparecido Fagundes. Após receber a contraproposta das empresas, a diretoria do sindicato realizará assembléia em todas as empresas.

Dos municípios representados pelo Sindalquim, 17 têm Usinas e Destilarias. O Sindicato tem em torno de 5.500 mil trabalhadores do setor sucroalcooleiro. A região de São José do Rio Preto está entre as principais produtoras de álcool, açúcar e energia do Estado e do país.