Vice-presidente do Sindalquim participa de reunião da convenção dos químicos na Fequimfar

Químicos conquistam manutenção das cláusulas sociais em convenção coletiva

O vice-presidente do Sindalquim, Wagner Quedas, participou nesta sexta-feira (20) da primeira rodada de negociação referente à campanha salarial e social da categoria do setor químico, na sede da Fequimfar. O encontro reuniu dirigentes da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado de São Paulo e de sindicatos filiados, entre eles do Sindalquim, que se reuniram com a bancada patronal do Grupo CEAG-10 da FIESP . Mesmo num cenário em que a nova lei trabalhista está prestes a entrar em vigor, os químicos, representados por dirigentes da FEQUIMFAR e seus sindicatos filiados, conquistaram proposta de manutenção integral das cláusulas sociais já existentes na Convenção Coletiva dos trabalhadores dos setores químico e plástico. Na próxima sexta-feira, dia 27 de outubro, nova rodada de negociação vai discutir as cláusulas econômicas da Convenção Coletiva de Trabalho. A data base da categoria é 1º de novembro.

Entre as reivindicações da categoria, destaca-se: reajuste salarial: Inflação + 2% de aumento real, piso salarial de R$ 1.650,00, PLR no valor de 2 pisos salariais, piso do técnico químico: R$ 2.200,00 e cartão alimentação: R$ 160,00.

“Nesta primeira rodada de negociação, apesar dos representantes patronais apresentarem proposta de mudança em mais de 20 cláusulas, a bancada dos trabalhadores conquistou a manutenção de todas as cláusulas sociais que já constam na Convenção Coletiva por mais um ano. No atual cenário, em que muitas negociações coletivas estão encontrando grandes dificuldades, consideramos de profunda importância garantir conquistas que foram alcançadas ao longo dos anos. Às vésperas da entrada em vigor da reforma trabalhista, manter as conquistas da Convenção Coletiva é um importante avanço! Agora vamos potencializar o debate sobre as cláusulas econômicas”, afirmou o presidente da Fequimfar, Sérgio Luiz Leite, Serginho.

Nesta negociação, a luta da categoria ganhou ainda mais representatividade.  “Unificamos a luta dos químicos nesta convenção coletiva. A Fequimfar/Força Sindical está ao lado da Fetquim/CUT nesta negociação. Juntos, podemos conquistar bons reajustes para os trabalhadores”, afirmou o vice presidente do Sindalquim Wagner Quedas. A FEQUIMFAR e seus 33 Sindicatos filiados representam mais de 150 mil trabalhadores em todo o estado de São Paulo nos segmentos químico, plástico, fertilizantes, abrasivos, cosméticos, tintas e vernizes.