Preços do etanol no mundo podem subir 125,9% até 2020

Os preços do petróleo e do etanol no mundo devem subir respectivamente, 43,1% e 125,9% até o final da década. É o que diz o estudo "Brasil Sustentável – Perspectivas dos mercados de petróleo, etanol e gás", desenvolvido pela Ernst & Young Terco em parceria com a FGV Projetos. Segundo a análise, o que provocaria as altas seria o grande descompasso entre o crescimento da demanda e a incorporação de novas reservas.

No Brasil, no entanto, as altas médias prevista são menores, alcançando 18,7% e 7% até 2020. "Os preços em trajetória ascendente serão um fator limitante para o desenvolvimento de praticamente todas as economias, traduzindo-se em um hiato de 0,52 ponto percentual em relação ao crescimento potencial do PIB mundial a cada ano, até o final da década", conclui o estudo.

Políticas públicas
Elizabeth Ramos, sócia para o setor de petróleo e gás da Ernst & Young Terco explica que o material projeta diversos cenários, no Brasil e no mundo, para a oferta, o preço e a demanda por petróleo, gás e etanol até 2020 e as consequências advindas desse panorama para o desenvolvimento econômico. "O setor de petróleo, etanol e gás é estratégico e essencial para o crescimento do País, por isso, entendê-lo melhor ajudará na própria formulação de políticas públicas", afirma.

Cenário atual
Nesta década, conforme prevê o estudo, o cenário global será marcado por uma demanda crescente, movimentos incipientes e insuficientes de substituição e eficiência energética, um crescimento econômico ainda dependente do petróleo e uma expansão de oferta incerta e concentrada no período pós-2015. "Esses fatores farão com que o preço do petróleo passe a subir já a partir de 2011. De 2017 em diante, o movimento começa a arrefecer com a entrada gradativa em operação de novas reservas e com medidas de substituição e eficiência energética começando a surtir efeitos", comenta Fernando Blumenschein, coordenador da FGV Projetos.

O estudo
O estudo baseou-se em um modelo computacional dos mercados de energia e suas interações, que possibilita projetar movimentos de preços no longo prazo a partir do comportamento de um conjunto de drivers ou condicionantes físicos, econômicos, tecnológicos e político-institucionais da oferta e da demanda. O modelo ainda permite identificar os condicionantes mais relevantes para cada mercado.