Consumo cresceu 6% ano passado

O consumo de combustíveis em Mato Grosso atingiu 3,2 milhões de litros em 2011. Já em 2010, as vendas registradas pelas distribuidoras alcançaram 3 milhões de litros. A variação entre os últimos dois anos foi de 6,2%. No Brasil, o volume consumido foi de 3% a mais que em 2010. O volume consumido no país foi de 121 bilhões de litros, conforme os dados do último ano.

Os números foram divulgados pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) no último dia 16 e se referem ao etanolhidratado, gasolina comum, gasolina de aviação, Gás Liquefeito de Petróleo, óleo combustível, óleo diesel e querosenes de aviação e iluminante.

Dos combustíveis revendidos pelos postos, o maior aumento se deu nas vendas de gasolina comum. Foram comercializados no ano passado 488,4 milhões de litros, enquanto que em 2010, o volume foi de 393,8 milhões de litros. No acumulado de 2011, o aumento foi de 24,4%. Quanto ao etanolhidratado, o movimento foi de queda. Em 2010, as distribuidoras venderam 416,3 milhões de litros, ao passo que, em 2011, registrou-se apenas 336,6 milhões de litros. Neste caso, a queda foi de 19,2%.

O recuo nas vendas de etanol pelas distribuidoras e postos é atribuído à quebra na safra da cana-de-açucar. É o que explica o diretor-executivo do Sindipetróleo (Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis de Mato Grosso), Nelson Soares Junior. "Menor volume de produto no mercado afeta diretamente o preço do combustível. Com o preço reajustado a maior, o consumidor preferiu abastecer seu veículo com gasolina, que se tornou mais vantajoso", avalia.

O consumo do óleo diesel registrou crescimento de 7,4%. Em 2011, foram comercializados 2,1 milhões de litros, já em 2010, foram vendidos pouco mais de 2 milhões de litros.