Dilma pede que setor de etanol supere mau desempenho, diz Parente

A presidente Dilma Rousseff disse que é preciso superar o mau desempenho da produção de etanol no país, principalmente após o resultado abaixo do esperado da safra de cana-de-açúcar em 2011. A afirmação foi feita nesta quinta-feira ao presidente da Bunge Brasil, Pedro Parente, indicado para presidir o conselho da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) a partir de março.

Parente se reuniu com a presidente Dilma para anunciar investimento adicional de R$ 1 bilhão da Bunge Brasil, embora sem definir quais áreas receberão os novos recursos. A empresa já havia anunciado investimentos de R$ 2,5 bilhões no país até 2015.

"A presidenta tem uma visão da grande relevância estratégica desse setor. E que essa relevância é maior ainda por se tratar de um setor que responde por uma parte importante do fornecimento de combustível e energia no nosso país", afirmou Pedro Parente, ex-ministro do governo Fernando Henrique Cardoso.

O governo brasileiro adotou em 2011 medidas para evitar que a alta do preço do etanol chegasse ao bolso do consumidor e para incentivar o desenvolvimento do setor, mas as ações ainda não surtiram o efeito desejado.

Em outubro, foi reduzido o percentual de etanol na gasolina de 25% para 20%. Além disso, em dezembro a presidente Dilma Rousseff editou Medida Provisória que prevê incentivos para a estocagem e produção de cana-de-açúcar para fabricação de etanol. O texto ainda não tem data para ser apreciado no Congresso Nacional.