Minc garante: ´Dilma terá coragem de vetar o Código Florestal´

Na cerimônia de apresentação da Rio Clima, um evento que acontecerá paralelo à Rio+20, políticos voltaram a criticar o texto do Código Florestal e desejar o veto da presidente. O secretário do Ambiente do Rio de Janeiro, Carlos Minc, garantiu que Dilma Rousseff terá "coragem" para vetar o projeto.

"A presidente Dilma teve coragem de enfrentar os juros extorsivos, de instalar a Comissão da Verdade, de criar a Lei de Acesso à Informação, e ela terá coragem também de vetar o que uma eventual maioria ruralista aprovou, descaracterizando toda nossa legislação protetora das florestas e dos ecossistemas", garantiu Minc, que foi ministro do Meio Ambiente no governo Lula. Ele voltou a dizer que a presidente lhe garantiu vetar os pontos mais polêmicos do Código.

O deputado federal Sarney Filho (PV-MA), declarou que "se esgota o prazo para Dilma vetar o retrocesso legislativo que saiu do Congresso Nacional. Esse é o mau exemplo dado pelo Brasil às vésperas da Rio+20". O político, que chamou o texto de " legislação Frankenstein", ressaltou que fóruns como esse devem ser aproveitados para que fique claro o posicionamento da sociedade. "Se a presidente não vetar, vamos chegar enfraquecidos ao evento."

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, foi mais brando em sua declaração: "os chefes de Estado vão vir ao Rio de Janeiro para a Rio+20 não para ´trololó´, mas para tomar decisões, e neste contexto é preciso vetar coisas absurdas como as que foram aprovadas no Congresso".

A Rio ClimateChallange, aportuguesada para Rio Clima, é um evento que será realizado em junho paralelo à Rio+20, e também discutirá temas como o aquecimento global.

Deixe um comentário