Vendas de carros podem crescer 11% em dezembro, apontam consultorias

Dados coletados até ontem mostram que mercado está girando a um ritmo de 15,7 mil automóveis e comerciais leves por dia útil, acima da média diária um pouco inferior a 15 mil unidades dos últimos dois meses.

A tendência é que o volume suba até o fim do mês, com a corrida dos consumidores para aproveitar o que pode ser a última oportunidade para aproveitar os descontos no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), além da briga das marcas para defender posições de mercado no fim do ano.

Nas contas de analistas das consultorias LCA e Oikonomia, a média diária deverá subir para 16,5 mil carros, levando o volume total de dezembro para a casa de 330 mil carros – praticamente repetindo o desempenho de um ano antes. Seria o sexto melhor mês da história e um crescimento de 11% sobre novembro.

"A média desses primeiros dias do mês realmente está alta", diz Rodrigo Nishida, analista da LCA, que não descarta um volume próximo a 350 mil carros em dezembro.

Mas os analistas chamam atenção para os feriados de Natal e Ano Novo, que caem neste ano na terça-feira, reduzindo, portanto, o número de dias úteis.

"Existe um dado perverso neste mês. Como toda a indústria trabalha com as informações de licenciamentos, existe o risco de nos períodos de festa haver férias ou recesso de órgãos públicos. Isso implicaria um mês mais curto, o que poderia estragar o resultado", diz Raphael Galante, analista da Oikonomia.

Segundo a consultoria, as vendas de carros somaram 94 mil unidades nos dez primeiros dias de dezembro, com crescimento de 10% sobre o mesmo período do mês passado.

 

Deixe um comentário