Dilma vai `para cima´ das elétricas para reduzir conta de luz, diz fonte

A presidente Dilma Rousseff vai comprar a briga com o setor elétrico na luta pela redução da tarifa da energia elétrica, disse hoje uma fonte do Palácio do Planalto. O relatório da medida provisória que prorroga as concessões do setor e permite a redução da conta de luz foi aprovado na comissão especial mista do Congresso praticamente sem alterações, apesar de protestos de deputados e senadores da oposição. A MP pode ser votada ainda hoje pelo plenário da Câmara em sessão extraordinária.

"Dilma vai para cima deles", disse a fonte, em referência ao setor elétrico como um todo. A presidente não acredita em prejuízos para as empresas, motivados pelas mudanças propostas na MP do Setor Elétrico.

Em discurso feito na semana passada, a presidente reiterou o compromisso em reduzir a tarifa. "Reduzir o preço da energia é uma decisão da qual o governo federal não recuará, apesar de lamentar a imensa insensibilidade daqueles que não reconhecem a importância disso para garantir que o nosso País cresça de maneira sustentável", discursou a presidente no último dia 5 em evento empresarial em Brasília.

O discurso de Dilma teve como alvo os governos tucanos do Paraná, São Paulo e Minas Gerais, cujas concessionárias de energia rejeitaram a proposta do Planalto.