Químicos definem pré-pauta para campanha salarial dos trabalhadores no setor industrial farmacêutico

No dia 4 de fevereiro, líderes da FEQUIMFAR (Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado de São Paulo), em conjunto com os sindicatos filiados, entre eles, o Sindalquim, que participou com o primeiro secretário Ilson Aparecido Martins, estiveram reunidos para o Seminário de Negociação Coletiva do setor industrial farmacêutico. Após debate sobre a conjuntura econômica do setor, foi elaborada uma Pré-Pauta de Reivindicações da categoria, bem como estratégias para a negociação coletiva deste ano. Ao fim do Seminário, líderes da FEQUIMFAR e Sindicatos filiados aprovaram a pauta de reivindicações por unanimidade que agora serão levadas às assembleias para aprovação ou não dos trabalhadores da categoria até o dia 2 de março.  Se aprovada, a Pauta de Reivindicações será entregue aos representantes patronais do SINDUSFARMA, no dia 3 de março. A data-base do setor farmacêutico é 1º de abril.

Entre as reivindicações da categoria está o reajuste salarial: 2% de aumento real + INPC (inflação do período), piso salarial de R$ 1.700,00, PLR no valor de 2 salários normativos, R$ 200,00 de cesta básica ou vale-alimentação e acesso gratuito aos medicamentos para os trabalhadores e seus familiares.  A FEQUIMFAR e Sindicatos filiados representam cerca de 15 mil trabalhadores no setor industrial farmacêutico no estado de São Paulo.

“Este ano, iremos discutir principalmente as cláusulas econômicas. Nossas principais bandeiras de luta são aumento real nos salários e na PLR. Juntos, vamos lutar pelo nosso objetivo maior que é de melhorar ainda mais a qualidade de vida dos trabalhadores e suas famílias e comunidades”, afirmou o secretário geral da Fequimfar, Edson Dias Bicalho.

“Nosso objetivo é melhorar as conquistas dos trabalhadores, sejam nas cláusulas econômicas ou sociais”, afirmou Ilson Martins, do Sindalquim.