Sindalquim conquista reposição da inflação para trabalhadores da Usina Guarani Tanabi

No dia 18 de agosto de 2016, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Fabricação de Álcool Químicas e Farmacêuticas de Rio Preto – SP – Sindalquim-, através dos seus diretores Almir Fagundes, Cleber Antonio de Souza, Maristela Camilo e uma das representantes do departamento jurídico da entidade, a advogada Rita de Cássia Santos, participou de uma importante audiência no Tribunal Regional do Trabalho – 15ª Região, em Campinas/SP, sobre o dissídio coletivo econômico ajuizado no dia 15 de julho de 2016 contra a empresa Usina Guarani Tanabi. Na audiência, a empresa concordou em conceder reajuste para os trabalhadores que ganham o piso salarial até o valor de R$ 10.600 de 5%, percentual já aplicado em maio, e a partir de setembro deste ano reajuste de outros 4,6% sobre o salário de agosto. Somando os dois percentuais, o reajuste do salário dos trabalhadores é de 9,83%.  Já para trabalhadores que ganham acima de R$ 10.600 será aplicado o reajuste de R$ 512 a partir de setembro, sendo que já foi antecipado o valor de R$ 530, totalizando o valor de R$ 1.042,00.

Nos benefícios, como o vale-alimentação que passou de R$ 230,00 para R$ 252,60, auxílio creche e Participação nos Lucros e Resultados (PLR) será aplicado o reajuste de 9,83%, sendo que o valor do vale-alimentação e o auxílio creche, a partir de maio de 2016, a diferença retroativa será paga no dia 31 de agosto de 2016.  A PLR será paga em duas parcelas, sendo 50% em 31/10/2016 e 50% em 31/03/2017.  Queremos destacar que estão mantidas todas as cláusulas sociais do acordo coletivo do setor do álcool/etanol.

A audiência desta quinta-feira foi presidida pela desembargadora, Gisela Rodrigues Magalhães de Araújo e Moraes.   “Não gostamos de chegar num ponto desse, de precisar recorrer ao TRT, mas nesse caso não tinha mais condições. Importante que houve conciliação entre as partes e chegamos num bom acordo para o bem dos trabalhadores. Parabenizo o nosso departamento jurídico que foi muito profissional em mais essa ação. Queremos agradecer, em especial, todas as companheiras e companheiros, que em todas as vezes que fomos até  empresa, eles pararam para nos ouvir nossos recados. Isso é muito importante”, afirmou o presidente do Sindalquim, Almir Fagundes.

Através da audiência realizada com o Sindalquim, no último dia 18/08/2016, os sindicatos dos químicos de Guaíra e Ribeirão Preto também conseguiram, na mesma audiência designada para o Sindalquim, conquistar o mesmo reajuste salarial para os seus trabalhadores.  “Nossa força e unidade possibilitou mais essa grande vitória", destacou Edson Bicalho, secretário geral da Fequimfar. "Essa conquista é uma prova importante do poder de união e mobilização de nossa ação sindical, através dos nossos dirigentes, e do trabalho realizado em conjunto com os nossos sindicatos filiados, entre eles, o Sindalquim, na conquista de reajustes salariais, em todas as regiões do Estado, sempre com a reposição da inflação, em benefício aos trabalhadores do setor", afirmou Sergio Luiz Leite, Serginho, presidente da Fequimfar.