Trabalhadores da base do Sindalquim aprovam evento

Várias companheiras e companheiros da base do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Fabricação de Álcool, Químicas e Farmacêuticas de São José do Rio Preto – SP e Região – Sindalquim – participaram neste fim de semana, dos dias 25 a 27 de agosto de 2016, na colônia de férias dos Metalúrgicos, na cidade de Praia Grande,/SP do 5º Encontro Estadual de CIPA e SESMT dos Setores Químicos. O evento foi realizado pela Fequimfar (Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado de São Paulo). Da região de Rio Preto foram catorze trabalhadores para o evento, com todas as despesas pagas pelo Sindalquim. O diretor Wagner Quedas ficou responsável pelo grupo.

Para o funcionário da Usina Moema Orindiúva, Antonio Carlos, foi uma experiência única. “Nunca tinha ido, foi muito proveitoso. Quem foi aprovou. Desde o lugar que ficamos, pessoas que convivemos nesses dias, o atendimento, as palestras sobre segurança no ambiente de trabalho. Sai de lá mais motivado. Quero agradecer a diretoria do Sindalquim por poder proporcionar isso para nós. Se tiver oportunidade de ir novamente, gostaria de ir”, afirmou.

Fabiano Pedroso, da Alcoeste, de Fernandópolis, foi pela primeira vez  num evento da Fequimfar. “Adquirir mais conhecimento sempre é bom. Foi muito bem organizado, com um conteúdo ótimo. Eu e meu companheiro adoramos”.

A auxiliar do departamento pessoal da empresa Fertibom, de Catanduva, Monica Patrícia Frigerio, destacou a palestra sobre saúde mental. “Estou na Cipa neste ano e me ajudou bastante. Todas as palestras, mas destaco a de saúde mental. Valeu muito a pena. A empresa nos apoiou também para que participássemos. Uma experiência nova para todos nós”.

Já o companheiro do Grupo Colombo, Luiz Fabiano da Silva, comentou que antes de participar do encontro, desconhecia a grandeza do evento. “Antes de ir não tinha ideia da quantidade de informação e importância. Mesmo sendo do Sesmt, não tinha ideia da importância do Sindicato para a empresa e para os funcionários. O compromisso que eles têm com a gente. Foi uma quantidade enorme de aprendizado.  O sindicato vai muito além da negociação. Não se importando somete com salários, mas com o bem estar, saúde, capacitação do profissional. Dá mais condições e foi isso que vi lá no fim de semana. Saí com uma visa amplificada. Agora, me sinto na obrigação de disseminar isso aqui na empresa”, afirmou Luiz.

O presidente do Sindalquim, Almir Fagundes, gostou do testemunho dos participantes e afirmou que a entidade trabalha arduamente para poder proporcionar condições como essa aos seus sindicalizados. “Lembro sempre que representamos os trabalhadores e tudo isso só é possível graças as contribuições paga por cada trabalhador ao Sindicato. Continuamos nosso trabalho aqui, forte, para representar todos da melhor maneira possível”.