Sindalquim consegue reajuste para o setor farmacêutico

O Sindalquim ao lado da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado de São Paulo (Fequimfar) e de seus sindicatos filiados assinaram a Convenção Coletiva de Trabalho com os representantes do setor patronal farmacêutico, nas dependências da sede da Fequimfar em São Paulo, no dia 29 de abril de 2009. O novo acordo foi um sucesso. Rogério Menandro Lúcio, 1º secretário do Sindalquim, representou a entidade na convenção, em São Paulo, e voltou satisfeito do encontro. A data-base da categoria é 1º de abril.

”Neste novo acordo está a Inclusão de um abono no valor de R$ 500,00 para todos que estão com contrato vigente em 04/2009 e deve ser pago até agosto deste ano, o que dividido mensalmente reflete num aumento real de 4,88% no piso salarial. Um dos destaques desta Convenção fica para a conquista de uma antecipação, na cláusula que estabelece a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, sem redução de salários, que estava prevista para entrar em vigor em dezembro deste ano, e agora passa a valer em setembro”, afirmou Menandro.

Os trabalhadores do setor farmacêutico ainda conseguiram aumento real de 3,15%, além dos 6% da inflação. Empresas com até 100 empregados tem de pegar agora R$ 780,00 (que representa um reajuste de 6,12%, sendo 0,19% de aumento real). Já empresas com mais de 100 empregados pagam R$ 802,00 (que representa um reajuste de 6,08%, sendo 0,15% de aumento real). A PLR para empresas com até 100 trabalhadores fica em R$ 800,00 (que representa um reajuste de 8,84%, sendo 2,76% de aumento real) e para empresas com mais de 100 empregados em R$ 930,00 (que representa um reajuste de 9,15%, sendo 3,05% de aumento real).