Diretores do Sindicato participaram de treinamento do Sistema Mediador

Promovido pelo Ministério do Trabalho e Emprego em conjunto com a Sub-delagacia do Trabalho de Rio Preto, o Sindicato dos Trabalhadores nas Industrias da Fabricação do Álcool Químicas e Farmacêuticas de Rio Preto e região participou do treinamento do Sistema Mediador. O evento aconteceu no dia 21 de setembro às 13h30, no Centro de Eventos da Acirp (Associação Comercial e Industrial de Rio Preto), na Av. Bady Bassitt.

O Sistema Mediador, programa inédito no País, concentra todas as convenções e acordos coletivos de trabalho em um único sistema eletrônico, que possibilita à sociedade o acesso via internet aos acordos e convenções firmados por meio de negociações intermediadas pelas entidades sindicais.

Os trabalhadores poderão utilizar-se deste moderno banco de dados, que garante maior transparência ao trabalho realizado pelas representações. Este processo anteriormente era feito em papel e agora, com o Sistema Mediador, os dados estão disponibilizados no site do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE): www.mte.gov.br.

O novo sistema possibilita ao usuário saber qual o piso salarial de determinada categoria, por exemplo. É possível tirar dúvidas, analisar tendências e ter uma visão ampla de como as representações têm exercido seus deveres. Dessa forma, a sociedade passa a ter uma função fiscalizadora.

Participaram do treinamento os diretores Almir Fagundes, Lourival Gomes da Silva e a Dra. Rita de Cássia dos Santos, advogada suplente do Sindicato. Participaram ainda mais de 400 pessoas, entre elas, dirigentes sindicais e autoridades.

O evento foi organizado pela Sub-delagado do Trabalho de Rio Preto de Dr. Rogério Caffagni e teve a participação da chefe do Setor de Relações do trabalho Dina Ameres Gomes, da delegada Regional do Trabalho do estado, a Dra. Lucíola Rodrigues Jaime e de Luiz Antônio de Medeiros, Secretário de Relações do Trabalho em Brasília.