Juiz aceita pedido da CBAA para recuperação judicial

O juiz da 8ª Vara Cível de Rio Preto, Paulo Roberto Zaidan Maluf, deferiu ontem o pedido de recuperação judicial feito pela Companhia Brasileira de Açúcar e Álcool (CBAA) no dia 24 de novembro. A decisão vai ser publicada na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) da próxima segunda-feira. O administrador nomeado pela Justiça para acompanhar o processo de recuperação é Luiz Augusto Winther Rebello Júnior.

De acordo com o escritório de advocacia que representa a empresa no processo de Recuperação Judicial, a dívida da empresa que mantém cinco unidades industriais no País (uma em Icem) e um escritório em Rio Preto, é superior a R$ 200 milhões. A partir de segunda-feira, começa a correr o prazo de 60 dias para que seja apresentado o plano de recuperação a ser submetido à aprovação dos credores.

A CBAA informou, por meio de nota, que a crise econômico-financeira do último trimestre de 2008 atingiu vários setores, incluindo o sucroalcooleiro, que vinha em franca evolução, sustentando via mercado o processo de crescimento e fortalecimento das empresas. O setor teria ficado entre aqueles mais duramente atingidos pela crise internacional, sendo afetado pela redução de preços e das exportações. “Até mesmo a valorização do Real, que facilitou o controle da inflação em ambiente de aumento do consumo, contribuiu para o nosso quadro negativo”, informou.

Ainda segundo a nota, a empresa foi particularmente atingida em seu faturamento, afetando de forma conjuntural o fluxo de caixa, provocando sério descompasso entre obrigações de curto prazo e receitas, afetando a produção/produtividade, o que deixou a CBAA momentaneamente sem liquidez.

A utilização do mecanismo de recuperação judicial foi a forma encontrada para preservar o patrimônio do grupo CBAA, a sua capacidade de investimento e geração de empregos. “O que nos dará as ferramentas necessárias para fazer os ajustes que permitirão retornar ao caminho de crescimento saudável.”

Fonte: Diário da Região, em 04/12/09