Sapcana entra em funcionamento no país

O Sistema de Acompanhamento da Produção Canavieira (SapCana) entrou em funcionamento na última sexta-feira (01/02) no país. As 370 unidades produtoras de açúcar e álcool terão que informar, quinzenalmente, ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) a produção sucroalcooleira e os estoques das empresas. O sistema recebe, em tempo real, as informações da produção, saídas e estoques de açúcar e álcool de todas as usinas que estão concentradas, principalmente, nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Alagoas e Pernambuco. Cada unidade produtora terá uma senha de acesso direto ao sistema através de um endereçamento eletrônico.

As informações das produções da segunda quinzena de janeiro deste ano já deverão ser enviadas pelo novo sistema. Anteriormente, o recebimento era feito por fax, endereço eletrônico e impresso. O coordenador-geral de Açúcar e Álcool, da Secretaria de Produção e Agroenergia (SPAE), Cid Caldas, alerta que a falta de informação por parte da unidade produtora poderá impossibilitar a comercialização do produto no mercado interno.

Fonte: site do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento