Vendas de etanol crescem 17,83% em abril

Após três meses em queda, as vendas de etanol pelas unidades produtoras da Região Centro-Sul do País dispararam e totalizaram 1,85 bilhão de litros no mês de abril, crescimento de 17,83% em relação ao mês anterior quando foram vendidos 1,57 bilhão de litros, de acordo com informações da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica).

O destaque ficou para as vendas de etanol hidratado no mercado doméstico, que atingiram 1,32 bilhão de litros em abril, contra 1,06 bilhão em março, mês que possui um número maior de dias. Comparadas as vendas diárias, enquanto em março as usinas venderam em média 34,32 milhões de litros de etanol hidratado, na segunda quinzena de abril esse número saltou para 45,13 milhões de litros, forte expansão de 31,50% em apenas um mês.

Para Antonio de Padua Rodrigues, diretor técnico da entidade, esse aumento é um reflexo da maior competitividade do etanol hidratado na bomba, além do crescimento da frota de veículos flex.

Segundo dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), na última semana a relação de preços do etanol hidratado em relação à gasolina do tipo C na bomba ficou abaixo do referencial de 70% em nove estados, que juntos representam cerca de 65% do mercado nacional de etanol hidratado. Em fevereiro, o etanol era competitivo em apenas um estado, o que explica a retração no consumo que aconteceu naquele período. O uso do etanol é considerado vantajoso do ponto de vista econômico quando o preço do litro está abaixo de 70% do preço do litro de gasolina.

Apesar do crescimento observado, ainda não atingimos o patamar de venda do ano passado. Portanto, se forem mantidos os preços atuais do produto, a demanda deve crescer mais nos próximos meses e ultrapassar os valores verificados em 2009, ano em que a frota flex era menor, afirma Rodrigues. É preciso destacar também que desde o início de maio, toda a gasolina vendida no País voltou a incluir a mistura de 25% de etanol anidro, fato que deve repercutir na demanda do produto nesse mês, lembra o executivo.

Só na segunda quinzena de abril, as vendas de etanol anidro para o mercado interno pelas unidades produtoras totalizaram 213,70 milhões de litros. No total do mês de abril, as vendas de etanol anidro para o mercado doméstico totalizaram 424,72 milhões de litros, e o volume total exportado chegou a 98,85 milhões, somados os volumes de etanol anidro e hidratado.

Fonte: Agência Investimentos e Notícias, em 11/05/2010

Deixe um comentário